Email to

maravilhosodestino@gmail.com

11/11/2010

Já não tenho pachorra

Castigos: 2 jogos para Maniche, 1 para Luisão, F.C. Porto multado

Eu que sempre fui adepta de futebol e que gostava de ver jogos e de aplaudir o meu clube quando ganhava e reclamar quando jogava mal ando mesmo sem paciência. Seja o meu clube ou outro não acho admissível esta palhaçada que se refere na notícia acima.


Oh pá isto tem algum jeito? Agora ver futebol é assistir a caneladas, pontapés, insultos, berros? E não, não estou a falar somente de claques de futebol, mas também dos próprios jogadores. Mas esta gente é parva ou faz-se? Já nem falo do que eles ganham para andar a correr atrás da bola porque todos nós ganhamos o nosso ordenado, tenhamos inveja ou não da diferença de zeros para o que eles ganham. Falo sim do respeito, educação, brio profissional. Agora já viram a maravilhosa figura... eu aqui no escritório passar-me da cabeça porque "levei um amarelinho" da minha chefe e berrar-lhe "O que queres filha da P#$%???? Não podes fazer isso assim...eu é que sei sua vaca". Este cenário enquanto a minha equipa estava aqui ao lado a berrar "Pintas, Pintas, Pintas"...a atirar umas bolinhas de golfe para cima dela (sim sou Benfiquista, mas o Porto mereceu ganhar e merece ganhar o campeonato porque está a jogar de carago. Foi só um exemplo de parvoíce que vi, got it?) e a insultar também a sua família toda e a fazer sinalética com as mãos. E quem diz a minha chefe diz outras equipas da empresa. Não seria à imagem do que se passa nos campos de futebol?

Para além disso às vezes ponho-me a pensar no aspecto educativo deste panorama. A última vez que fui a um estádio foi para assistir a um jogo da selecção e não pude deixar de reparar no número de crianças que estavam presentes. Que exemplo dá um pai a um filho que diz “Não digas asneiras que é feio”, mas que por outro lado farta-se de insultar o árbitro à sua frente durante um jogo. A criança fica baralhada? Se fosse eu ficava. Custa-me dizer asneiras ainda agora enquanto adulta porque nunca ouvi o meu pai ou mãe a dizerem uma. Às vezes escrevo-as aqui escondidas sob caracteres estranhos, que toda a gente entende, mas dizer custa-me. Agora a criança vai para o estádio desde os três ouvir o “oooooohhhhhhhhh Filho da….” Quando o guarda-redes chuta a bola e estão à espera de quê? O que mais me choca é que há pessoas que acham piada a isto tudo, aos insultos, a violência, que gostam de pagar um bilhete de futebol para assistir a este espectáculo decadente. Muitas vezes debatem ao pormenor essas situações em vez do jogo em si. Devíamos ser sancionados como Inglaterra foi e depois era ver toda a gente a piar fininho e sentadinhos a ver os jogos como eles fazem. Mas isso é outro post que terei de fazer. Ahh… outra coisa que eu gostava de ser mosquinha para ver era a justificação que um pai jogador de futebol dá ao filho quando este lhe pergunta: “ Pai vi-te na televisão ontem. Por que é que deste um pontapé ao senhor da outra equipa e disseste um nome feio ao senhor de amarelo?



Sem comentários: