Email to

maravilhosodestino@gmail.com

17/02/2011

Discriminada em Portugal???



A procura de casa continua. Compramos? Alugamos? Mas se compramos no Reino Unido então vamos viver em casa alugada a vida toda no nosso país? Pois, mas se no Reino Unido a coisa foi fácil, para dois imigrantes( lá éramos imigrantes e não emigrantes certo? ..ca confusão que vai na minha cabeça) contratados com pagamento semanal, sem qualquer vínculo à empresa, aqui a coisa é bem diferente. Ele é IRS "ahh viveram no estrangeiro? Irs só em Abril? Pois isso aumenta o risco", recibos de vencimento e Spread e termos que ninguém entende e quando pedimos para explicar ficamos a perceber o mesmo. " Damos 80% mas pode ser que a avaliação seja alta e possamos dar os 100%" Hein??? Isso não é contornar o sistema?  Depois admiram-se que o mercado imobiliário esteja como está, inflacionam os valores na altura da compra e depois querem vender por preços descabidos claro. E aqueles que não colocam o valor verdadeiro na escritura? Que me desculpe quem trabalha nesta área mas para mim é  o raio do chico espertismo português. Toda a gente quer ganhar o seu, desde o proprietário, passando pelo mediador da agência e principalmente  os bancos que pensam que nos comem por lorpas. Toca a comprar produtinhos extras para baixar o spread, PPR's cartões de crédito com gasto mínimo mensal, domiciliação de ordenado e mais alguns. Depois vais a ver ao fim do mês com tanta treta que tens para pagar acabas por ter gastos ainda superiores. 
Eu sei que o meu discurso pode soar a "emigrante-que-só-fala-bem-do-país-onde-esteve-então-porque-raio-voltou-à-terrinha?" Oh pá precisamente porque também sei dar valor ao bom que aqui existe e continuo a adorar a Tugalandia. Agora que há coisas que ainda temos MUITO que evoluir? Há e muiitas e o sistema financeiro é uma delas. Quero lá saber de ter bancos com chão de mármore e cadeiras de veludo se depois me dão spreads de 4 e 5. No Reino Unido alguns bancos têm um aspecto no mínimo estranho, nada de luxos, os funcionários têm farda comum, tipo CTT. Mas lá dentro há contas a prazo com juros altíssimos, que até podes mexer sempre que quiseres sem perderes nada vejam lá.  Há empréstimos habitação em condições, onde o que importa é se podes ou não pagar o valor ao fim do mês. Nunca me senti descriminada por ser emi..imi...sei lá grante. Agora aqui? Nunca pensei sentir este tipo de dificuldade no meu próprio país.

Sem comentários: