"Verifiquei que, aos homens, se devia agradecer o menos possível, porque o reconhecimento que lhes testemunhamos os convence, facilmente, de que estão a fazer de mais!" Benjamin Constant
É só de mim ou realmente as pessoas parece que gostam de reclamar sempre por tudo e por nada? Principalmente os portugueses e sobretudo as mulheres. É que já não tenho mesmo paciência!
Alguém trabalha numa empresa com horário de escritório 9.30 /18.30. Esse alguém tem férias, ordenado pago no dia certo sempre, subsídios, férias, e sempre que necessita faltar não há qualquer pressão ou crítica por isso. Para completar tem excelentes instalações com AC, portátil fornecido para todos os colaboradores, água, chá, microondas, frigorífico, máquina de café de borla. Mas esse alguém decide reclamar porque infelizmente decidiram mudar a marca da máquina do café e já não gosta do sabor. O quê???
Aquele tonzinho de quem nunca está satisfeito com o que tem realmente tira-me do sério. É que não entendo o que passa pela cabeça dessas pessoas. Acho que é mesmo mentalidade pequenina a velha visão do Patrão versus empregado. Que o Patrão quer sempre ganhar o dele e explorar o Tuga. Claro que a melhor forma de explorar alguém é dar-lhe todas as condições de trabalho e mais algumas! Vê-se mesmo que esta é uma empresa que faz tudo para explorar os empregados. (Ironia e revirar de olhos repetidamente).
Sei que até já tive um pouco essa atitude e por isso agradeço todos os dias pela experiencia que tive oportunidade de viver, num outro país mil vezes mais desenvolvido, numa das maiores empresas do mundo e com pessoas de diversas nacionalidades como colegas de trabalho. O que eu abri o meu espírito e horizontes! Lá eu tive TUDO o que pode ser possível ter como benefícios numa empresa. Isto era cantina com gelado e 20 tipos de sobremesas, suminhos e três pratos diferentes de almoço, ginásio, parque de estacionamento, um never ending de coisas que faziam com que me sentisse recompensada pelo trabalho que fazia, para além de adorar o trabalho em si.
Ao regressar à Tugalandia eu, mais que ninguém, deveria ser a primeira a queixar-me de imensas coisas...tipo "ahh e lá fora é que é bom e tinha isto e tinha aquilo".Mas não o faço, não o penso nem sequer o sinto. E porque? Porque acredito realmente que antes de me queixar tenho de ver o outro lado da moeda - a empresa está a tentar evoluir, está a "agradecer" indirectamente aos colaboradores o trabalho deles. Dá-lhes condições de trabalho que poucas empresas portuguesas têm. Logo o que tenho a fazer é trazer a minha experiencia, as minhas ideias e aplica-las aqui.
O Alguém prefere engonhar…achar que já trabalha demais, sair às 18.30 em ponto e engonhar mais um bocado. Faz aquilo para que é pago e nem mais um bocado. Reclama diariamente da sua tarefa mas não dá ideias, não procurar evoluir É triste! E que tal fazer algo por si próprio em vez de reclamar não?
1 comentário:
Evoluir? fazer algo pela vida? ui e a trabalheira que isso dá?
Pior, fora do horário laboral: ai que já não seria remunerado; dentro do horário laboral: ai que não faz parte da minha lista de tarefas.
Irra que algumas pessoas foram feitas a contragosto!
Enviar um comentário